Projeto Copa do Mundo, da Apex-Brasil, promove negócios internacionais para a indústria brasileira
Empresas recebem convidados durante jogos para estreitar relacionamento
Nem só de esportes vive um país durante a Copa do Mundo da FIFA™. Apesar do “oba oba” dos jogos, dos feriados e da comoção que um evento desse porte causou em nosso país, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entidades e empresas, juntos, aproveitaram comercialmente essa grande oportunidade, por meio do Projeto Copa do Mundo, que trouxe 2.300 compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do Mundial, através de seus projetos setoriais, entre eles, o Brazilian Health Devices.
As empresas associadas à ABIMO e que fazem parte do projeto prepararam uma agenda especial para seus convidados, distribuidores, parceiros e prospects, vindosde países como Alemanha, Argélia, Bolívia, Chile, Espanha, Índia, México, Peru, Rússia e Turquia, para assistir aos jogos do Mundial e participar de reuniões de negócios e visitas técnicas.
Entre os compradores convidados, havia alguns que estavam em processo de negociação com as empresas brasileiras e alguns que já eram clientes e representantes. Em ambos os casos, os compradores apresentaram grande surpresa ao visitar as empresas. Ficaram surpresos com os processos fabris e com os altos padrões regulatórios os quais as empresas são submetidas através da Anvisa.
A Bio-Art, que atua na fabricação de articuladores e uma das vencedoras do Prêmio Apex-Brasil por sua excelência em exportação, recebeu Praveen Malhotra, comprador indiano da empresa IDS Denmed Pvt, presente no mercado há quase 21 anos e cliente da Bio-Art desde meados de 2003.
“Durante a reunião, tentamos explorar ao máximo as informações sobre o mercado e qual o atual cenário de vendas”, conta a CEO da empresa, Isabel Piccin. “Nosso intuito era fortalecer a parceria com o cliente através de uma ação de engajamento, a fim de realizar um trabalho em conjunto para promoção dos produtos Bio-Art na Índia”.
Durante a visita, a executiva pôde colher informações que a ajudaram a compreender melhor o mercado e o perfil do cliente, além de obter um pedido. “A Índia é um dos mercados focos para Bio-Art e já havíamos proposto uma parceria para realizar um trabalho em conjunto, porém não obtivemos sucesso, uma vez que a comunicação com o cliente era difícil. Acreditamos que após esta visita, as relações irão se estreitar e baseado nas ações que foram acordadas conseguiremos melhorar os resultados no país”, finaliza Isabel.
Malhotra ressaltou à empresária que gostou muito de ter vindo ao Brasil e de assistir ao jogo entre Chile x Holanda, na fase de grupos, em São Paulo: “Foi uma experiência única e que marcou a minha vida”, comemorou.
Dois convidados espanhóis visitaram a empresa Traumec, fabricante de produtos médicos hospitalares. Eles são potenciais compradores e a empresa acredita que pode gerar bons negócios com a visita, principalmente com o resultado do relacionamento feito, após o convite para eles acompanharem o jogo da semifinal em São Paulo.
Outra empresa do BHD participante do Projeto da Copa do Mundo foi a Baumer, empresa que oferece um portfólio com mais de 5.000 soluções em lavanderia hospitalar, esterilização e controle de infecção, ortopedia e odontologia. A Baumer recebeu um convidado da Rússia, premiado na Feira Medica, a fim de estreitar sua relação comercial e garantir uma grande parceria para os próximos anos no mercado russo. O cliente visitou a fábrica e viu a Alemanha sagrar-se campeã do mundial na final contra a Argentina.
Para Flávia Carvalho, da HP Bio, o trabalho da ABIMO através do BHD com este tipo de ação é fundamental: “Eu acredito que depois que os distribuidores vêm ao Brasil, experimentam nossa cultura é inevitável que se encantem com quem somos”, diz. “O made in Brasil nunca mais é simplesmente resumido ao made in China”, diz.
A empresa HP Bio já vinha há muito tempo negociando uma parceria com a distribuidora alemã Spiegelberg, com quem haviam tido contato durante a Feira Medica, há dois anos. “Desde então, nutrimos essa parceria com muita negociação e ações de adaptação de produto”.
O contrato já foi assinado e os pedidos já estão acontecendo. Para comemorar, o representante da distribuidora Ingo Distel pode ir ao jogo da final da Copa do Mundo da FIFA™, no Maracanã. “Se vir para uma final do Mundial é bacana imagina vir para aquele que lhe trouxe o tetra campeonato. Dispensa comentários”, comemora Flávia.
A agenda de Distel continuou após o jogo, na sede da HP Bio, com treinamentos. “Conhecer nossa fábrica, ver a produção, entender os detalhes técnicos faz dele emocionalmente mais um de nós - só que lá na Alemanha. Exatamente o que buscamos em um distribuidor”, finaliza Flávia.
O convidado peruano foi da Fanem, multinacional brasileira, líder na venda de incubadora e vencedora do Prêmio Inova Saúde, da ABIMO. Apesar de seu time não estar na Copa do Mundo, o peruano teve oportunidade de conhecer pessoalmente o grande campeão, no jogo da final do Mundial.
“Trouxemos convidados que já são representantes ou clientes da Fanem, para consolidar o relacionamento e estreitar parcerias firmadas recentemente”, conta o presidente da empresa, Djalma Rodrigues. Além dos jogos, eles fizeram visitas aos clientes nacionais, à fábrica e ao escritório da Fanem. Segundo Rodrigues, os resultados estão acontecendo. Já com pedidos do Peru, Equador, África do Sul e Egito.
A Dabi Atlante, empresa na área de odontologia, recebeu um boliviano e um peruano em sua sede, na cidade de Ribeirão Preto. Os convidados visitaram a fábrica, onde foram apresentados aos lançamentos da empresa, como o Tomógrafo 3D para odontologia. O objetivo da visita destes clientes era o fechamento de negócios nestas linhas de produtos, sendo a Bolívia, um dos maiores compradores da empresa. Ambos torceram pelo também latino, Chile, na partida contra Holanda, em São Paulo.
A Scitech pretendia demonstrar todo o investimento feito em sua nova estrutura fabril de stents farmacológicos, o desenvolvimento de novos produtos e os altos padrões de qualidade empregados na produção local aos visitantes chilenos que recebeu: Alejandro Martinez, professor do Hospital da Universidade Católica do Chile e Alejandro Villegas, da empresa CMS Chile, distribuidora de seus produtos. “Decidimos trazer ao Brasil, além do nosso distribuidor, um médico chileno que, além de professor universitário, é um formador de opinião de muito respeito junto ao meio acadêmico (ele é ex-presidente da Sociedade Chilena de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica)”, explica Paulo Roberto Rosário, gerente de exportação da Scitech.
Villegas ficou impressionado com o tamanho da fábrica de stents, localizada em São Paulo: “Eu não achava que o Brasil tinha tal tecnologia na área médica”, disse.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado e a boa impressão que o médico teve do país, da organização da Copa e da agenda comercial”, finaliza Rosário. “Estamos com boa expectativa de que no futuro poderemos fazer bons negócios no país vizinho.” Infelizmente, os visitantes viram seu país perder para a Holanda no jogo que acompanharam na Arena Corinthians, em São Paulo.
Com o objetivo de expandir os negócios em estojos autoclaváveis, a Fami recebeu em sua sede, em São Caetano do Sul, Pawel Bartkowski, representante da Comercializadora Mavero, distribuidora mexicana com a qual tem negócios desde 2000. “Nossa intenção foi estreitar nosso relacionamento comercial, proporcionar ao cliente conhecer as instalações e processos em nossa planta e receber atualização sobre novos produtos e estratégias para ampliação do nosso mercado no México”, comenta Jussara Marques, do departamento de exportação da Fami. Ele também visitou um hospital na cidade e participou do jogo Chile x Holanda.
Fabricante de referência em produtos para cuidados com a saúde nas áreas de primeiros socorros, cirurgia, tratamento e higiene, a Cremer recebeu um distribuidor para uma reunião que detalhou a sua atuação com a linha atual que comercializam, e para encontrar formas de atuação para as novas linhas que vão ser incluídas no portfólio de vendas deste distribuidor.
“Esta ação foi muito importante para oferecer esta oportunidade ao nosso distribuidor de participar de um jogo da Copa do Mundo da FIFA™, Chile e Holanda, em São Paulo e foi muito bem aproveitada para avaliar as oportunidades de incremento de vendas com ampliação de nosso mix de produtos”, comemora a coordenadora de exportação da empresa, Elisabeth Zimmermann.
A expectativa em negócios para os próximos 12 meses entre os compradores estrangeiros e as empresas brasileiras é de US$ 200 mil.
“Vemos em projetos como este uma oportunidade de colocar a indústria em uma vitrine, auxiliando o projeto Brazilian Health Devices na construção da marca país para o setor e a percepção dos atributos que queremos destacar na indústria brasileira”, comenta a coordenadora de inteligência comercial da ABIMO, Katherine Guimarães. “O projeto Copa do Mundo proporcionou através do futebol e do ambiente informal dos jogos que nossas empresas pudessem mostrar aos seus compradores que o brasileiro pode ser ao mesmo tempo alegre e simpático e cumprir com seus compromissos assumidos”.