Mais de 80% dos visitantes apontam o Brasil como um integrante de alta competitividade no mercado mundial
As empresas participantes do Brazilian Health Devices, projeto executado pela ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e Laboratoriais, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marcarão presença na Feira MEDICA, principal evento internacional do setor de serviços e produtos médicos do mundo. Realizada em Düsseldorf, Alemanha, ela acontece entre os dias 12 e 15 de novembro.
A Feira MEDICA atua como uma vitrine mundial dos lançamentos na área de saúde e a presença das empresas brasileiras no evento? é fundamental, pois, só neste ano, serão cerca de 132 mil visitantes de 180 países discutindo as principais inovações do setor. Esta será a 13ª participação do pavilhão brasileiro na feira.
Em 2014 o evento contará com mais de 4.600 expositores vindos de 70 países. Os 50 expositores brasileiros ficaram em pavilhões no Hall 17, Hall 4 (específico para Fisioterapia e Ortopedia) e Hall 3 (especializado em Laboratório). O pavilhão do Hall 17, que abriga a maior quantidade de empresas, fica ao lado dos locais mais visitados da feira, próximo aos pavilhões da França, Reino Unido, Estados Unidos e Suíça, países famosos pela alta qualidade e tecnologia no setor da saúde. Três empresas associadas também são expositoras fora dos pavilhões brasileiros: Carci, Fanem e Labtest.
Como ação diferenciada, sucesso desde 2011, será realizado o já tradicional Brazilian Happy Hour, no pavilhão brasileiro, dia 13 de novembro. O BHD aposta nesta ação como estratégia de negócios, oferecendo comidas e bebidas típicas do Brasil ao público internacional, além de música brasileira ao vivo, proporcionando assim um ambiente descontraído para que as empresas brasileiras possam estreitar os laços de relacionamento com seus clientes internacionais.
A partir de pesquisas de percepção realizadas nas últimas três edições, observa-se que houve um aumento do número de visitantes da feira que nomeiam o Brasil como um “global player” na área de produtos e equipamentos médico-hospitalares. Em 2013, 86% deles apontaram o Brasil como um integrante de alta competitividade no mercado mundial. Entre eles, 59% já são distribuidores de produtos médico-hospitalares brasileiros. No ano passado, os valores de negócios ficaram na casa dos US$ 15 milhões. Os números para 2014 são animadores, com expectativa de US$ 18 milhões em transações comerciais.
A exposição na MEDICA atingiu excelentes resultados à empresa, conforme cita Flavia Rodrigues Carvalho, gerente de exportação da HPBIO. “Graças ao bom trabalho da ABIMO em parceria com a Apex, somos privilegiados em participar da maior feira internacional do segmento e nos igualar aos grandes players do mercado mundial”.
Djalma Luiz Rodrigues, diretor da Fanem, acredita que o Projeto Brazilian Health Devices é fundamental para abrir os caminhos para o exterior. “Se estamos hoje em destaque com stand próprio, é em parte mérito desse projeto que colabora para a Fanem conseguir realizar seu voo solo”, elogia.
As perspectivas das empresas participantes são otimistas. Principalmente das estreantes. “Nossas expectativas são as melhores possíveis, pela amplitude da exposição que os exibidores alcançam neste evento”, comenta Eduardo Quezada, gerente de exportação da Osteomed Implantes, que participa da MEDICA pela primeira vez. “Nosso intuito é realizar novos negócios na Europa e Oriente Médio e aumentar nossa participação nos mercados que já atuamos”. A Osteomed apresentará todos os produtos de sua linha de atuação, com ênfase nos já certificados com a marca CE, uma exigência europeia para que artigos médicos possam ser comercializados no continente.
Outra empresa que terá sua primeira participação na Feira é a Apramed Aparelhos Médicos, que levará produtos para coluna, cadeiras e especular. Para o gestor de negócios estrangeiros da empresa, Joe Correa, a MEDICA é fundamental para quem quer atingir o mercado europeu. A Apramed foca no mercado inglês, alemão, francês e espanhol, países que estão sempre em busca de aparelhos tecnológicos e práticos.
Fabricante de equipamentos para laboratório de anatomia patológica, a Lupetec participa pela primeira vez da Feira e visa à divulgação mundial da empresa e seus produtos, para buscar clientes no exterior e aumentar seus negócios e faturamento. Atenta aos mercados do Leste Europeu, Américas e Oriente Médio, a empresa lança o PTLX (processador automático de tecidos sem o uso de xilol) e o micrótomo. “Com esse aparelho, haverá um processamento automatizado de biópsias”, explica o gerente comercial da Lupetec, Éder Gatti.
Apresentando sistemas de software de gestão clínica, administrativa e financeira com alta especialização nas áreas a que se propõem servir e grande competitividade de preço, a Softex participa pela primeira vez e apresenta plataformas dirigidas à área de healthcare em geral (hospitais, laboratórios, serviços públicos de saúde, entre outros) em busca de inteligência de mercado em regiões que sejam atingidas pela MEDICA.
A Gnatus estará pela primeira vez na Feira expondo mesas clínicas automáticas, macas elétricas e equipamentos de biossegurança (autoclaves, destiladoras, seladoras e lavadoras ultrassônicas). “A linha de biossegurança, vendida hoje para mais de 140 países, é de confiabilidade e segurança diferenciadas no mercado”, afirma Fernando Roca, diretor de novos mercados da Gnatus.
CONSOLIDAÇÃO E LANÇAMENTOS
Há empresas que não abrem mão de participar como a Olidef, fabricante de produtos na linha neonatal, laboratorial e suporte médico-hospitalar e que atua na feira desde 2002, consolidando o evento como um dos mais primordiais do calendário internacional. No último ano a empresa realizou uma transação positiva com um grupo da Rússia com sede na Alemanha e uma primeira venda para a Mongólia. Para este ano, a novidade é a incubadora de transporte RWT/Plus, a única no mundo que controla por sistema microprocessado os parâmetros de temperatura, oxigenação, umidade e Spo2, que é a saturação de oxigênio no sangue, tudo isso no próprio módulo da incubadora sem a necessidade de monitores agregados. Esse produto foi apresentado na Feira Hospitalar deste ano.
A Olidef e a Gnatus fazem parte do APL - Arranjo Produtivo Local - da Saúde (Health Cluster), um dos parques industriais de Ribeirão Preto voltados à saúde. Porém, elas participarão da feira com stands próprios. Outro parque industrial localizado na mesma região que estará na MEDICA de 2014 é o SUPERA Parque. O SUPERA Parque é o primeiro parque tecnológico a entrar em operação em parceria com a USP - Universidade de São Paulo, a maior universidade brasileira. O campus Ribeirão Preto da USP é o mais importante gerador de pesquisas na área de saúde. A cidade de Ribeirão Preto é centro de um arranjo produtivo local (cluster) para a saúde, que congrega quase 200 empresas dos segmentos de equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, saúde animal, biotecnologia e fármacos e cosméticos. Outras empresas que fazem parte dos parques industriais também estarão na Feira como a MedPej, Deltronix, Martec Med, Inbrás e a Figlabs.
Pela quarta vez consecutiva com stand próprio, a Fanem sempre participa da MEDICA com o intuito de aumentar a visibilidade da marca. “Na MEDICA podemos apresentar os nossos produtos como uma alternativa inovadora e de excelente relação custo/benefício”, constata o diretor executivo da empresa, Djalma Luiz Rodrigues. A Fanem apresenta na MEDICA deste ano a sua linha completa de equipamentos neonatais, além de alguns produtos da linha laboratorial, com destaque para a incubadora de transporte IT 158 TS, disponível em sua nova versão com o ressuscitador Babypuff integrado ao painel, que recebeu upgrades que aumentaram seus diferenciais em relação ao mercado.
A Instramed, empresa voltada ao mercado cardiológico, apresenta o Cardiomax 8”e também o Helios, voltado para telemetria em hospitais. Como os resultados em 2013 foram bastante positivos, a perspectiva é de prospecção de novos clientes. “Nossa presença na Feira aumenta a credibilidade da empresa e também propicia a divulgação da marca e produtos para mercados que ainda não atingimos”, explica a supervisora de exportação, Márcia Kruse.
A Hospimetal vai para a MEDICA com a cama modelo HM 2002 D, que possui aparatos completos para U.T.I., com oito movimentos e balança embutida, que elimina a necessidade de remoção do paciente para uma balança separada.
A WAMA Diagnóstica está de olho no mercado europeu de diagnósticos laboratoriais e tem o foco em produtos para laboratórios de análises clínicas, como testes rápidos para doenças infecciosas, droga de abuso, hormônios e também exibe toda uma linha de produto com possibilidade de ser vendida em OEM (utilizando a marca do cliente). Esses itens já estão disponíveis no mercado brasileiro.
Há sete anos como expositora na Feira MEDICA, a Loktal fabrica equipamentos eletromédicos e oferece bisturis eletrônicos multiuso de alta frequência com um design diferenciado. As perspectivas de vendas do lançamento são promissoras, garante o gerente de vendas internacionais, Luciano Rodrigues. “Acreditamos que com este lançamento iremos alavancar as vendas”, comenta Rodrigues. “Nosso foco é o mercado leste europeu, onde existe uma carência de bons produtos a preços competitivos”.
Com a promessa de preços competitivos, a Magnamed Tecnologia Médica, conhecida pela confecção de ventiladores médicos, leva à Alemanha diversas novidades como o ventilador para terapia intensiva neonatal, modelo Babymag, e o analisador de ventiladores pulmonares modelo Ventmeter. Para o gerente de exportação, Reginaldo Damião, a MEDICA possibilita relação com distribuidores e facilita a realização de negócios para países que ainda não havia exportado. “Neste ano, esperamos abrir mercado no continente europeu e formar parcerias com outros fabricantes, aumentando nossas chances de ingresso em mercados mais concorridos”, esclarece.
Equipamentos científicos serão expostos pela Phoenix, exibindo como novidade um modelo de autoclave de bancada (Bench-top Autoclave), todos apresentados aos clientes por meio de animações. O aparelho apresenta custo mais econômico, porém com desempenho superior em espaço disponível para acomodação de materiais, distribuição mais homogênea do vapor na câmara, resistência e durabilidade da câmara e secagem mais eficiente do material esterilizado.
De olho no mercado europeu, a Deltronix aparece com produtos diferenciados e oferece bisturis eletrônicos e seus complementos com nova tecnologia e atendimento à diretiva Rohs.
A Sismatec, que no ano passado conquistou distribuidores africanos e asiáticos, leva à MEDICA seu Foco Auxiliar de LED Modelo 4LE, com sistema de emergência. O maior diferencial do produto é a possibilidade de controle de temperatura, de cor no foco, luz mais branca e de baixo aquecimento, menor consumo, sistema de iluminação para vídeo cirurgias feito pelos leds de cor verde e longa duração.
A CBEMED vê a MEDICA como um importante local para captar e fomentar negócios, com potenciais clientes de toda a parte do mundo e irá expor a linha de esfigmomanômetros e estetoscópios da marca BIC fabricados pela CBEMED no Brasil. As expectativas para a MEDICA de 2014 são altas. “Estamos agora iniciando a colheita dos frutos semeados nas edições anteriores. Esperamos melhorar estes números a partir desta edição”, comenta Eder Luiz M. Gatti, que cuida do departamento de importação e exportação da empresa.
Produtos para absorção de gás carbônico serão levados pela Atrasorb, com baixo desprendimento de pó e excelência em matéria-prima. Este é o primeiro ano da Atrasorb na feira, que cita o evento como referência na área da saúde e onde buscarão clientes europeus do ramo hospitalar.
Atuantes na feira desde 2008, a HPBIO é a fabricante exclusiva das válvulas programáveis para hidrocefalia, e fará na MEDICA o lançamento do cateter de monitoração PIC e válvulas para hidrocefalia programável. Em 2013, a exposição na feira foi importantíssima para a empresa. “Com certeza a última edição foi memorável”, conta Flavia Rodrigues, gerente de exportação da empresa. “Ela nos rendeu a assinatura de um contrato exclusivo de distribuição das válvulas de hidrocefalia para a Europa através de um distribuidor alemão que já nos rendeu frutos”.
A Fami levará embalagens e recipientes para esterilização de alta qualidade a preços competitivos com o mercado internacional e visa uma parceria com fabricantes de instrumental para desenvolvimento de embalagens para seus produtos.
Apostando na MEDICA desde 2003 como um excelente canal para ampliar a visibilidade da marca e mostrar os produtos ao mundo, a Schioppa vai participar da Feira com rodízios para uso em camas e equipamentos médico-hospitalares com um design clean e moderno de qualidade e segurança garantidas.
Em sua sexta participação consecutiva, a Neoortho irá expor suas três linhas internacionais: trauma, coluna e bucomaxilofacial. Com os mesmos preços do mercado nacional, as apostas são altas nos três segmentos, com ênfase em trauma.
Visitante da feira desde 1983, e expositora a partir de 2010, a Bioclin, empresa voltada à fabricação de produtos para diagnósticos in vitro acredita que esse tipo de evento é muito importante para uma aproximação com seus parceiros, sejam eles clientes ou fornecedores. ”Através da feira temos a oportunidade de ver de perto o que o nosso segmento está planejando para o futuro e em quais tecnologias devemos focar nossos investimentos e ações” comenta a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Luciana Damasceno Ferreira. “A empresa vem crescendo vertiginosamente nos últimos seis anos, e ações como a participação em feiras internacionais são responsáveis diretas desses resultados positivos”, finaliza Luciana.
A DK Diagnostics cria artigos para gerar tecnologia e facilidades na rotina dos exames laboratoriais, tendo como principal comprador internacional os Estados Unidos. Porém, a empresa não abre mão de participar da MEDICA. “No ano passado os resultados foram excelentes, principalmente em exportação para a Rússia”, comemora o gerente de relações comerciais e exportação, Paulo Francisco Windlin. Em 2014, a novidade é o Paratest Eco, sistema parasitológico de fezes e o Green PapTest, para diagnóstico citológico de amostras ginecológicas e outros sítios.
A fim de apresentar seus produtos que utilizam o silicone como matéria-prima à América Latina, Oriente Médio e Europa, a Medicone retorna à Feira MEDICA como expositora e leva à feira suas próteses testiculares, penianas, balão intragástrico e implantes oftalmológicos. Todos eles com Certificação FDA e atendendo as normas da série ISO 10993.
Realizar contatos para prospecção de novos negócios, principalmente na Europa, Oriente Médio, Ásia e África são os planos da GMI, que apresenta neste ano toda sua linha com foco no PICC (cateter central de inserção periférica), CPAP nasal, cânula nasal para oxigenoterapia, sonda nasogástrica, sonda transpilórica e cateterumbilical, todos de silicone.
Voltada ao mercado odontológico, a Indusbello participa pela quarta vez da feira e leva estojos para esterilização confeccionados em polímero de alta performance. De acordo com o diretor da empresa, Leonardo Beni, a última participação trouxe inúmeros contatos internacionais, e, em se tratando de mercados, países da América Latina e EUA foram destaque nas negociações. “Essa feira foi de extrema importância, porque conseguimos encontrar representantes em países de interesse da empresa. Nosso principal foco de mercado é a Alemanha, pois é o centro de fabricação de produtos médicos”, conclui Beni.
O mercado de filmes gráficos e chapas será representado pela IBF. A novidade da empresa são filmes convencionais de RX verde e mamografia, produtos convencionais de radiologia. Com bons resultados em 2013, a IBF pretende atingir meio milhão de dólares em negócios na próxima MEDICA.
A Biomecânica, empresa do ramo de ortopedia e traumatologia, vai em busca de aumentar o número de clientes asiáticos e do Oriente Médio, mercados que agregam grande potencial para aumentar as vendas.
A atuação na feira proporcionou excelentes resultados à Labtest, que participará pela oitava vez consecutiva da MEDICA. “A participação nos últimos anos resultou em parcerias que firmaram a atuação da Labtest na América Latina”, esclarece Joana Moretzsohn, analista de marketing de produto da empresa. Neste ano, estarão presentes de forma institucional com o intuito de firmar novas parcerias para a ampliação de negócios, com foco nos mercados africano e do Oriente Médio.